Parâmetros Financeiro

Introdução

O formulário Parâmetros Financeiro é uma ferramenta essencial para configurar e personalizar as operações financeiras no sistema. Ele permite ajustar diversos aspectos relacionados a contas a pagar, contas a receber, contabilidade e cobrança, garantindo que o sistema atenda às necessidades específicas da empresa.

Acesso ao Formulário

Caminho: Menu Configurações > Parâmetros > Parâmetros Financeiro

Benefícios

  • Personalização das operações financeiras de acordo com as políticas da empresa;
  • Maior controle sobre contas a pagar e receber;
  • Integração eficiente com a contabilidade;
  • Gerenciamento otimizado de carteiras de cobrança;
  • Flexibilidade na aplicação de regras financeiras.

Estrutura do Formulário

O formulário Parâmetros Financeiro está estruturado nas seguintes abas: Abas de configuração do módulo:

  • Geral;
  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Contas contábeis;
  • Carteira de cobrança;
  • Pro rata;
  • Carteira Fatura.

Abas do Formulário

Aba Geral

CampoDescrição
Moeda padrãoMoeda utilizada como padrão
Servidor de e-mail boletos e faturasServidor de e-mail para envio de boletos e faturas
Permitir desconto parcela em atrasoIndica se é permitido oferecer desconto ao receber manualmente uma parcela em atraso (Sim/Não)
Atualizar feriadosAo utilizar como Sim os feriados nacionais e estaduais serão atualizados automaticamente
Forçar reimpressão dos boletos já impressos no períodoSe marcado como Não, não fará o envio em massa por e-mal de boletos já enviados no mesmo período.
Permitir geração de financeiro do contrato para qualquer tipoAo utilizar essa função como Sim a caso possua a rotina de geração automática dos financeiros, será gerado a todos os contratos independente do tipo
Cancelar financeiro de planos de mesmo valorAo realizar uma troca de plano manualmente onde o plano antigo e novo plano sejam do mesmo valor, ao deixar como Sim os financeiros já gerados serão cancelados
Preencher conta padrão do usuário automaticamenteSe marcado como Sim, será preenchido automaticamente a Conta Padrão do Usuário, localizado em Menu Sistema > Financeiro > Movimentação financeira.

Aba Contas a pagar

CampoDescrição
Imprimir endereço no comprovante de pagamentoIndica se deve imprimir o endereço da empresa no comprovante de pagamento (Sim/Não)
Modelo histórico pagamentoModelo que será apresentado na contabilização ao efetuar um pagamento no sistema
Filial de pagamentoDefine a filial para o pagamento: se marcado como padrão, usa a filial da sessão; como origem, usa a filial de geração do título; e como conta, usa a filial responsável pelo pagamento.
ID modelo recibo personalizadoSeleção do modelo de recibo personalizado
Auditar o contas a pagarSelecionando a opção “Sim”, as despesas só poderão ser pagas quando o status da auditoria estiver “Aprovada”. Marcando a opção “Não”, é possível realizar o pagamento sem a aprovação da auditoria

Aba Contas a receber

CampoDescrição
Desconto máximo recebimento%Percentual máximo de desconto permitido para recebimento manual
Filial de recebimentoAo marcar Padrão, o recebimento vai para a filial da sessão do usuário. Com Origem, vai para a filial de geração do título. Com Conta, vai para a filial da conta de destino.
Permitir cancelar a venda ao cancelar financeiroSe marcado como sim, ao cancelar o financeiro, a venda será cancelada, exceto se houver títulos recebidos.
Ao possuir nota fiscal, só é possível cancelar o financeiro após o prazo da nota ou após cancelá-la.
Limite de boletos por lote no retornoAo processar o arquivo de retorno, serão criados lotes de boletos com a quantidade máxima configurada neste parâmetro. Indicado configurar 500 registros por lote
Excluir PDFs de boletos após vencimento (dias)Número de dias após o vencimento para excluir PDFs de boletos salvos no Sistema (auxilia na quantia de espaço que o Sistema ocupa em seu servidor)
Modelo SMS confirmação de recebimentoCampo de seleção para definir o modelo de SMS usado na confirmação de recebimento.
Modelo e-mail confirmação de recebimentoCampo para escolher o modelo de e-mail usado na confirmação de recebimento, com a opção selecionada sendo “24 teste”.

Notificação para confirmação de recebimento

A seção de notificação de confirmação de recebimento é uma funcionalidade essencial que permite a configuração personalizada de comunicações automáticas para os clientes. Esta ferramenta utiliza dois canais principais de comunicação:

  1. Mensagens SMS
  2. Mensagens de E-mail

O objetivo principal desta funcionalidade é informar o cliente de forma imediata e eficiente assim que o pagamento de um boleto é identificado e processado pelo sistema. Este processo automatizado oferece diversos benefícios, entre eles a transparência ao manter o cliente informado sobre o status de seu pagamento, o registro de comunicação fornecendo um histórico claro de confirmações de pagamento enviadas e redução de consultas ao minimizar o contato de clientes solicitando a verificação do pagamento. Campos de configuração:

Manuais:

Confira os manuais de configuração de mensagens para confirmação de recebimento:

Régua de cobrança

CampoDescrição
Ativar a régua de cobrançaSim: Ativa a régua de cobrança no sistema.

Não: Desativa a régua de cobrança e mantém o uso do CRM de cobrança padrão.
Considerar na cobrança automatizadaSim: Inclui na cobrança automatizada os clientes com o parâmetro marcado como “padrão” no cadastro.

Não: Não inclui na cobrança automatizada os clientes com o parâmetro marcado como “padrão”.
Permitir envio de notificação para cliente inativoSim: Envia notificações para clientes com contratos inativos.

Não: Não envia notificações para contratos inativos.

Aviso

 Ao ativar a régua de cobrança, o CRM de cobrança será desativado para novos envios. Os envios em andamento seguirão sendo processados pelo CRM, enquanto os novos serão realizados exclusivamente pela nova régua.  

Renegociação

CampoDescrição
Dias para desfazer renegociaçãoDefina o número de dias em que uma renegociação pode ser desfeita caso não seja paga.
Motivo do cancelamentoEspecifique o motivo padrão para ser utilizado no cancelamento de boletos.
Não serão listados motivos de cancelamento com libera período Sim.
Enviar e-mail para notificar cancelamento da renegociação
Quando “Sim”, o sistema enviará um e-mail automático para notificar o cancelamento de uma renegociação.

Aviso

Se o campo “Enviar e-mail para notificar cancelamento da renegociação” for marcado como Sim, serão disponibilizados dois campos adicionais para preenchimento:

  • Servidor de e-mail
  • E-mail interno

Aba Contas contábeis

CampoDescrição
Descontos concedidosPlanejamento para descontos concedidos (despesas)
Juros pagosPlanejamento para juros pagos (despesas)
Descontos recebidosPlanejamento para descontos recebidos
Juros recebidosPlanejamento para juros recebidos
Planejamento adiantamento clientesPlanejamento para adiantamento de clientes
Planejamento adiantamento fornecedoresPlanejamento para adiantamento a fornecedores
Planejamento cancelamento vendaPlanejamento para cancelamento de venda (despesas)

Aba Carteira de cobrança

CampoDescrição
Mesclar carteira remessa/retornoUtilizado para casos onde existe mais de uma carteira de cobrança com a mesma conta, sem marcado como Sim, não será necessário processar cada arquivo de cada carteira individualmente
Permitir alterar layout do boleto na impressão avulsaIndica se é permitido alterar o layout do boleto na impressão avulsa (Sim/Não)
Permitir alterar ordenação do boleto na impressão avulsaIndica se é permitido alterar a ordenação do boleto na impressão avulsa (Sim/Não)
Cálculo de mora diária até o vencimento na renegociaçãoIndica se ao realizar uma renegociação o cálculo de mora diária será calculado até o vencimento ou até o dia atual
Permitir abrir venda de título já registradoIndica se é permitido abrir venda de um título já registrado

Aba Pro rata

CampoDescrição
Alterar plano sem cancelar financeiro:Permite a alteração do plano sem necessidade em cancelar movimentações financeiras.
Gerar pro rata em serviço adicional:Define se o padrão da configuração ao realizar uma alteração, onde o pró rata será aplicado em serviços adicionais. Importante: Essa configuração deve ser utilizada apenas em contratos com condição de 1x, não ative essa função para contratos com a condição maior do que 1x.
Motivo cancelamento padrão:Campo para buscar o motivo padrão de cancelamento.
Motivo cancelamento padrão para libera período:Campo para buscar o motivo padrão de cancelamento para liberar período.

Aba Carteira Fatura

CampoDescrição
E-mail alteração de carteira antes do vencimentoE-mail que será enviado com as informações da fatura quando a mesma for alterada e gerada para uma carteira de banco

Considerações Finais

Os Parâmetros Financeiro são fundamentais para adaptar o sistema às necessidades específicas da empresa. Ao configurar corretamente cada aba, é possível otimizar processos financeiros, melhorar o controle de contas e garantir uma gestão financeira mais eficiente. É importante revisar periodicamente essas configurações para garantir que estejam alinhadas com as práticas atuais da empresa.

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