Agendamento de Serviços

Introdução

O Agendamento de Serviços é uma funcionalidade que permite gerenciar e visualizar ordens de serviço eficientemente por um calendário. Possibilita controlar as ordens de serviço agendadas, visualizando informações sobre colaboradores responsáveis e períodos de execução.

Acesso ao formulário

Caminho: Menu sistema > Suporte > Agendamento de serviços

Benefícios

  • Visualização clara das ordens de serviço em formato de calendário
  • Controle eficiente das atividades programadas
  • Gestão organizada das operações de serviço
  • Facilidade para agendar novos serviços
  • Visão consolidada dos agendamentos por técnico

Estrutura do Formulário

Calendário Principal

  • Exibe os agendamentos de serviços por colaborador e data

Sem Colaborador(a) Vinculado

Na tela de Agendamento de Serviços há, além da lista de colaboradores, a opção Sem colaborador(a) vinculado. Nessa categoria são agrupadas as O.S. que após agendadas, foram encaminhadas sem que tenha sido atribuído um responsável.

O usuário poderá acompanhar essas ordens de serviço para:

  • Atribuí-las a outro colaborador;
  • Se for preciso removê-las da agenda, selecionar a opção Necessário reagendar.

Se, ao encaminhar a O.S., for informado um colaborador responsável, ela permanecerá vinculada a esse técnico na agenda, porém com status Encaminhada.

  • Permite visualizar individualmente as ordens de serviço agendadas

Configuração de Cores no Card de Agendamento

É possível personalizar a cor da barra lateral do card exibido no agendamento de serviços:

Barra lateral Essa cor é definida conforme o assunto vinculado à ordem de serviço.
Para configurá-la, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o caminho: Menu Sistema > Suporte > Cadastros > Assuntos;
  2. Selecione o assunto desejado e clique em Editar;
  3. Na aba Assunto, localize a seção Cadastro do Assunto;
  4. No campo Cor, selecione a cor desejada;
  5. Clique em Salvar;
  6. Acesse o formulário de Agendamento de Serviço para visualizar a alteração.

Cor de preenchimento total do card:
Essa cor é determinada automaticamente pelo status da ordem de serviço:

  • Quando estiver em execução, o card será exibido em verde claro;
  • Quando estiver em deslocamento, o card será exibido em verde escuro;
  • Quando estiver finalizada, o card será exibido em cinza;
  • Quando estiver em análise, o card será exibido em amarelo.

Para os demais status, ao serem exibidos no calendário de agendamento de serviço, o card permanecerá com a cor branca.

Filtros

  • Opções para filtrar o calendário e ordens de serviço não agendadas

Lista de Ordens de Serviço

  • Exibe ordens de serviço pendentes de agendamento

Ordenação das O.S. não agendadas agendamento de serviço. As opções de ordenação disponíveis são:

  • Assunto: Por ordem alfabética (A-Z)
  • Prioridade: Seguindo a hierarquia: crítica, alta, normal ou baixa
  • Data de abertura: Mais recente, para mais antiga
  • Melhor horário agendamento: Seguindo a sequência: manhã, tarde, noite ou qualquer

Funcionalidades Principais

Agendar Ordem de Serviço

  1. Localize a ordem de serviço desejada na lista;
  2. Arraste a ordem de serviço para a data, horário e colaborador desejado.

Visualizar Agendamentos

  • Navegue pelo calendário para visualizar os agendamentos por data e colaborador
  • Clique em um agendamento para ver os detalhes

Remover Agendamento

  1. Selecione o agendamento no calendário;
  2. Clique em Necessário reagendar;
  3. Preencha o motivo do reagendamento e o setor;
  4. Salve para remover o agendamento atual.

Atenção

Na ação Necessário reagendar, se o campo Setor já estiver preenchido, a pesquisa por Colaborador responsável exibirá apenas os colaboradores ativos naquele setor. Inversamente, se o Colaborador responsável for selecionado primeiro, serão listados apenas os setores ativos vinculados a esse colaborador.

Fluxo de Trabalho

graph TD
    A[Acessar Agendamento de Serviços] --> B{Ordem já agendada?}
    B -->|Sim| C[Visualizar no calendário]
    B -->|Não| D[Localizar na lista de O.S não agendadas]
    D --> E[Agendar ordem de serviço]
    C --> H{Necessita alteração?}
    H -->|Sim| I[Remover agendamento]
    I --> D
    H -->|Não| J[Fim]

Atenção:

É necessário que o colaborador esteja vinculado ao setor responsável pela ordem de serviço para que o agendamento possa ser realizado.

Considerações Finais

O Agendamento de Serviços oferece uma visão consolidada e intuitiva das ordens de serviço programadas, facilitando o gerenciamento das atividades dos colaboradores e o controle dos serviços a serem realizados. A integração com o módulo de Ordens de Serviço permite uma gestão completa do ciclo de atendimento ao cliente.

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