Aba Faturamento
Introdução
A Aba Faturamento é um componente crucial em diversos módulos do sistema, especialmente no cadastro de clientes e contratos. Esta aba centraliza informações essenciais relacionadas ao processo de faturamento, permitindo uma gestão eficiente e personalizada das cobranças e faturas de cada cliente ou contrato.
Acesso à Aba Histórico
Caminho: Menu Sistema > Cadastros > Contratos > Aba Faturamento
Entrega de Valor
- Preenchimento das informações do contrato;
- Automatização e padronização dos processos de cobrança;
- Redução de erros e inconsistências nas faturas;
- Melhoria na gestão financeira e no fluxo de caixa da empresa.
Estrutura do Formulário
A aba de Faturamento está estruturada com parâmetros e campos que permitem configurar a emissão de boletos e documentos fiscais dos contratos.
Campos Disponíveis
| Campo | Descrição |
|---|---|
| Tipo documento fatura | Define o tipo de documento que será utilizado na geração dos financeiros dos contratos. |
| Carteira de cobrança | Indica a carteira de cobrança pela qual serão emitidos os financeiros recorrentes. |
| Vendedor | Identificação do vendedor responsável pela transação. |
| Comissão | Percentual ou valor de comissão atribuído ao vendedor. |
| Regime contábil - CRE | Regime contabil da venda. |
| Tipo de envio de cobrança | Formas de envio da cobrança. Define de que forma o boleto será enviado ao cliente. Entre as opções disponíveis estão: Impresso e E-mail. Se definido como Impresso, o boleto não será enviado via e-mail ao gerar o financeiro do contrato. Se definido como E-mail, a cobrança do boleto poderá ser enviada por e-mail ao gerar o financeiro do contrato. |
| ID contrato principal | Campo para tentativa de vínculo com um contrato pai, para quando não for paga uma parcela deste contrato ou contrato pai |
| Gera financeiro automático | Geração automática do financeiro do cliente conforme as tarefas configuradas no sistema |
| Gera financeiro automático após assinatura digital | Ao configurar como SIM, o sistema irá gerar o financeiro de forma automática, para a primeira parcela do contrato do tipo pré-pago. Se configurado como Não, o financeiro não será gerado de forma automática. A configuração padrão, deve ser checada nos parâmetros do contrato. |
| Permitir aplicação de desconto por tempo de bloqueio | Autoriza ou não o desconto vinculado ao tempo de bloqueio. |
| Número de parcelas em atraso para desativar venda | Determine o limite máximo de títulos em aberto para a geração de financeiro. Esse limite será aplicado também às faturas. A verificação desse campo será feita inicialmente, seguida pela validação do parâmetro correspondente na aba “Provedor” dos parâmetros gerais. |
| Bandeira do cartão | Identificação da bandeira do cartão utilizado na cobrança recorrente. |
| Token do cartão de crédito | Código/token de identificação do cartão salvo para cobrança recorrente. |
| ID Contratos vinculados a esta recorrência | Lista de contratos associados ao ciclo de cobrança recorrente. |
| ID da recorrência | Código de identificação da recorrência Pix (Pix automático). |
| Status Pix recorrência | Indica o status da recorrência Pix (Pix Automático) vigente no contrato atual. |
| Base geração por tipo de documento | Define o método de geração das notas fiscais. |
| Informação adicional da NF | Campo para incluir observações ou informações extras na Nota Fiscal. |
Atenção
O Parâmetro Base geração por tipo de documento é responsável pela definição de como serão geradas as Notas Fiscais. Importante ressaltar o cuidado ao alterá-lo.
- Documento opcional do contrato: Ao preencher este parâmetro, o Sistema irá habilitar os campos no final da página relacionados aos Tipos de Documentos Opcionais para geração de notas.
- Documento do produto do contrato: Ao preencher este parâmetro, determina através dos produtos do contrato quais serão incluídos para geração de nota através dos Tipos de Documentos vinculados nos mesmos.
- Padrão: Buscará da configuração padrão para geração de nota fiscal, localizado no Menu Configurações > Parâmetros > Parâmetros Gerais > Aba Provedor > Parâmetro Gerar notas fiscais com base no tipo de documento dos produtos.
Dica
No plano de venda, é possível definir um registro padrão para os campos Tipo documento fatura, Vendedor e Carteira de cobrança. Assim, sempre que um novo contrato for criado utilizando o plano de venda que possui essas configurações, a aba Faturamento terá o preenchimento automático desses campos, sem a necessidade de preenchimento manual.
Fluxos de Trabalho
graph TD A[Acesso ao Cadastro de Contratos] --> B[Abrir Aba Faturamento] B --> C{Plano de Venda com Informações Preenchidas?} C -->|Sim| D[Dados Preenchidos Automaticamente] C -->|Não| E[Preencher Manualmente] E --> F[Selecionar Tipo Documento Fatura] E --> G[Escolher Vendedor] E --> H[Definir Carteira de Cobrança] E --> I[Selecionar Regime Contábil - CRE] E --> J[Escolher Tipo de Envio de Cobrança] E --> K[Definir Base Geração por Tipo de Documento] E --> L[Configurar Geração Financeiro Automático] D --> M[Revisar Informações] F --> M G --> M H --> M I --> M J --> M K --> M L --> M M --> N[Salvar Configurações] N --> O[Gerar Fatura] O --> P[Processar no Financeiro]
Considerações Finais
A Aba Faturamento é uma ferramenta essencial para a gestão financeira eficiente da empresa. É fundamental manter essas informações sempre atualizadas para garantir a geração correta de faturas e a satisfação dos clientes.
Etiquetas
GestaoFinanceira Cobranca Faturamento
Leia Também
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- Configuração Tipo de Documento Remessa de Comodato - Saída
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- Configuração Tipo de Documento Devolução de Venda - Entrada
- Configuração Tipo de Documento - Nota Fiscal de Débito (SVA)
- Configuração Tipo de documento - Gera Fiscal
- Vendedores
- Regime de Contabilização
