Aba SMS enviados - Cliente

Introdução

O formulário SMS Enviados, localizado no cadastro do cliente, é uma ferramenta essencial projetada para gerenciar e monitorar o envio de SMS do cliente ao acessar seu cadastro.

Esta funcionalidade permite aos usuários visualizarem informações detalhadas sobre quais foram os SMS enviados direcionados ao cliente em específico para um monitoramento assertivo dos envios.

Os SMS Enviados são registros detalhados que documentam o histórico de envio de mensagens SMS realizadas pelo sistema através de uma integração com um SMS.

Acesso ao Formulário

Caminho: Sistema > Cadastros > Clientes > aba SMS Enviados

Requisitos de Uso

É necessário um Gateway SMS integrado ao IXC, em uso e ativo para envios à clientes, para que seja possível realizar a validação das mensagens enviadas no sistema.

Entrega de Valor

O principal objetivo do formulário de SMS Enviados no cadastro do cliente é fornecer um registro completo e rastreável das comunicações via SMS diretamente do cadastro do cliente, permitindo:

  • Resolução de problemas relacionados ao envio de mensagens;
  • Permite visualizar o histórico completo de mensagens enviadas para o cliente e facilita processos de auditoria interna e externa das comunicações;
  • Facilita a identificação da causa raiz de problemas de comunicação;
  • Permite verificar rapidamente o status de mensagens específicas.

Estrutura do Formulário

O formulário SMS Enviados é composto por campos que fornecem informações cruciais sobre cada SMS enviado:

CampoDescrição
IDRegistro de identificação, gerado automaticamente pelo sistema
StatusIndica se sucesso ou falha
Data/horaData e hora do envio da mensagem
ClienteApresenta o destinatário da mensagem através da Razão Social no Formulário Cliente
AssuntoTexto da mensagem enviada
GatewayIndica qual foi o Gateway SMS que realizou o envio da mensagem
Descrição GatewayIndica a descrição do Gateway. Campo localizado no cadastro do Gateway SMS
ResponsávelUsuário ou sistema que realizou o envio
Telefone celularIndica o telefone celular que recebeu a mensagem. Caso a informação tenha sido alterada no campo Telefone Celular no Formulário Cliente, irá registrar o telefone do qual recebeu a mensagem

Funcionalidades Principais

  • Visualização de registros de envio do cliente: Permite acessar informações detalhadas sobre o histórico de SMS enviados para o cliente;
  • Auditoria: Permite auditar os envios realizados para o cliente baseados nos assuntos e datas de envio, proporcionando um gerenciamento assertivo dos envios realizados e viabiliza a mitigação de falhas.

Fluxo de Trabalho

graph TD
    A[Envio de SMS] --> B{Sucesso?}
    B -->|Sim| C[Registrar como Enviado]
	C --> E[Atualizar SMS  enviados]
    E --> F[Visualização no formulário diretamente do cadastro do cliente]

Considerações Finais

O formulário SMS Enviados é uma ferramenta essencial para garantir uma comunicação eficiente com o cliente final. Ele oferece visibilidade sobre o processo de envio, facilitando a identificação e resolução de problemas, além de fornecer informações importantes sobre o desempenho das comunicações por SMS da empresa.

Etiquetas

Integracoes Cliente GatewaySMS SMSMarketing

Leia Também