Integração bancária Unicred

Este documento apresenta as funcionalidades da integração bancária com a instituição Unicred no Sistema, explicando o funcionamento da integração e os procedimentos necessários para realizá-la e homologá-la corretamente.

Funcionalidades principais

A integração com Boleto de Cobrança da instituição Unicred no Sistema permite que a empresa emita cobranças diretamente pela plataforma. Com essa integração, é possível gerar múltiplos boletos e enviá-los ao banco por meio de arquivos de remessa bancária (Layout CNAB), viabilizando operações como registro, liquidação, baixa de títulos e demais movimentações bancárias.

Layout CNAB

Esta integração está disponível no Sistema com os seguintes layouts de remessa e retorno:

  • CNAB 240
  • CNAB 400

Homologação

Para realizar a integração, é recomendado abrir um atendimento com o setor Suporte Financeiro do Sistema. Para dar início ao processo de homologação, será necessário fornecer os seguintes dados:

Dados Necessários

Código Banco “Unicred 091” ou “Unicred 136”

  • 1 - Número da agência com dígito?
  • 2 - Número da conta com dígito?
  • 3 - Número do Convênio / Beneficiário ou Cedente?
  • 4 - Número da Carteira?
  • 5 - Padrão CNAB 240 ou 400?
  • 6 - Este convênio bancário é totalmente novo ou já foi usado para emissão?

Dica!

Caso tenha dúvida sobre algum dos dados bancários, consulte o(a) Gerente de sua Conta Bancária.

Nota!

Para validação da primeira remessa de teste, gerar 5 boletos de 20,00 cada.


Criando a Carteira

  1. Acesse o menu Sistema.
  2. Pasta Financeiro.
  3. E clique em Carteira de cobrança.
  4. Clique em Novo.
  5. Na primeira aba chamada Carteira de cobrança, você fará as seguintes configurações:
    • Descrição: Aqui você irá definir a nomeação da carteira.
    • Conta: Aqui você irá criar a conta, responsável por armazenar seus dados bancários.
    • Tipo de recebimento: Neste campo você deve selecionar a opção Boleto.
    • Validar filial na venda: Marcar como Sim.
    • Planejamento analítico: utilize o padrão 240, ou cadastre um novo.

Criando a Conta

  • Conta: Defina o nome para a conta.
  • Tipo da Conta: Marque a opção Banco.
  • Data de abertura: Informe o dia em que está configurando a conta para esta carteira.
  • Planejamento analítico: Para mais informações, acesse: Formulário Planejamento Analítico.
  • Filial: Selecione o ID da filial para a qual será criada esta Conta e a Carteira.

Na aba seguinte Banco:

  • Banco: Selecione o ID da instituição, conforme o cadastro nacional de Bancos, no caso para o Unicred é:
136 - Unicred Central do Rio Grande do Sul
ou
091 - Unicred Central do Rio Grande do Sul
  • Agência: Número da sua agência bancária.
  • Dígito verificador da agência: Insira o dígito verificador que fica após o número da agência.
  • Número da conta: Número da sua conta bancária.
  • Dígito verificador da conta: Informe o dígito verificador de sua conta bancária.

Identificando os Dados do Banco:

  • Cooperativa-DV: Agência com dígito verificador
  • Conta-DV: Conta com dígito verificador
  • Cliente-DV: Convênio, Beneficiário ou Cedente

Configurações Bancárias

  • Espécie de documento: Preencha com a Espécie de Documento que irá emitir seus boletos.
  • Classe das funções: Insira “Banco Unicred 136” ou “Banco Unicred - 091”.
  • Número do convênio: Informe o código fornecido pelo banco.
  • Carteira: Informe o código fornecido pelo banco.
  • Layout remessa: Selecione a opção “CNAB 240”.
  • Layout remessa: Selecione a opção “CNAB 240 Unicred”.

Atenção!

Os layouts de remessa e de retorno devem estar configurados com o mesmo CNAB.

  • Exemplo: Se o layout de remessa for CNAB 240, o de retorno também deve ser CNAB 240.

Juros/Multas/Desconto

  • Juros %: Valor padrão (máximo permitido por lei, acima é caracterizado juros abusivo), configure 0.033%.
  • Multa %: Valor padrão (máximo permitido por lei, acima é caracterizado multa abusiva), configure 2%.
  • Desconto até o vencimento R$: Insira um valor em Reais para conceder desconto na fatura, se paga até a data do vencimento.
  • Desconto até o vencimento %: Insira um valor em Porcentagem para conceder desconto na fatura, se paga até a data do vencimento.
  • Desconto parcela proporcional: Marque esta opção para que sua carteira considere o desconto das faturas com desconto proporcional.

Para mais informações, acesse: Juros, Multas e Desconto.


Instruções

Remova as aspas antes e depois das hashtags abaixo:

  • Instrução 1:
Após o vencimento cobrar juros de R$ #juro# ao dia.
  • Instrução 2:
Após o vencimento cobrar multa de R$ #multa#.

Aviso!

Caso adicione mais linhas, também deve inserir a variável de leitura da linha de instrução, nos parâmetros Imprimir instruções quando…

Para mais informações, acesse: Instruções da Carteira de Cobrança.


Impressão

  • Layout de impressão: Utilize o padrão 3 por página.

Para mais informações, acesse: Layouts de Impressão.

Manual CNAB Unicred

Ativação

Finalizado!

Concluídos todos os passos anteriores, a carteira e as tarefas de consulta estão finalizadas. Com isso, já é possível gerar o boleto de teste para realizar o pagamento e verificar a baixa automática da fatura no Sistema.
Após a baixa automática da fatura, a homologação estará concluída.

Considerações finais

A integração da Unicred no Sistema oferece uma solução robusta para o gerenciamento de cobranças bancárias. É fundamental seguir corretamente todas as etapas do processo de integração e realizar os testes necessários antes de utilizar em ambiente de produção.

Etiquetas

IntegracaoBancaria RemessaRetorno CNAB Homologacao Boleto Unicred

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