Reenvio em massa de notificações modobank

Além da Rotina Consulta Recebimento Cobranças API Pix, também é possível verificar e atualizar o status das cobranças de forma manual. Uma dessas opções é o reenvio em massa de notificações diretamente pela Conta modobank.


Como proceder quando um pagamento não é registrado no sistema após ser efetuado no modobank?

Quando um cliente realiza um pagamento via Pix pelo modobank e o sistema não registra o recebimento, a cobrança pode permanecer com status A Receber. Esse problema, geralmente, está relacionado a falhas na comunicação entre a API Pix do modobank e o sistema.

Nestes casos, é necessário reenviar o Log de Pagamento, que permite atualizar o sistema com as informações de liquidação que não foram transmitidas corretamente. Assim, o status da cobrança reflete o pagamento efetuado, mantendo a consistência do registro financeiro e evitando duplicidades ou divergências.

Aviso!

A falha na comunicação com o sistema pode ocorrer devido a problemas com o servidor ou à ausência ou vencimento do certificado SSL configurado.

O modobank realiza até 45 tentativas de envio do Log de Pagamento para o endereço URL Callback onde o Pix foi gerado. Se houver qualquer alteração no endereço da base, os envios falharão, sendo necessário gerar um novo URL Callback na carteira de cobrança configurada no sistema.


Passo a passo - Reenvio em massa de notificação modobank

  1. Acesse sua Conta modobank.
  2. No menu, clique em QR Codes e selecione a opção Listagem.
  3. No canto superior direito da tela, clique em Reenvio de Webhooks.
  4. Informe a data inicial e data final do período desejado para o reenvio.
  5. Clique em Reenviar.
  6. Será apresentada uma tela com os detalhes das cobranças encontradas. No canto inferior direito, clique no botão Ações (ícone de flecha) para executar o reenvio do Log de Pagamento.
  7. Fim.

Dica!

Para que o procedimento seja mais eficiente, utilize períodos de no máximo 24 horas para o reenvio em massa das notificações.


Fluxo de processo

graph TD
    A[Início] --> B[Acesse sua Conta modobank]
    B --> C[Vá ao menu QR Codes]
    C --> D[Clique na opção Listagem]
    D --> E[Clique no botão Reenvio de Webhooks]
    E --> F[Preencha data inicial e final]
    F --> G[Clique no botão Reenviar]
    G --> H[Na tela de detalhamento, clique no botão Ações]
    H --> I[Reenvio do Log de Pagamento realizado]
    I --> J[Fim]

Concluído!

Após o procedimento, os Logs de Pagamento serão reenviados ao sistema e processados automaticamente, atualizando o status das cobranças para Recebido.


Considerações finais

A funcionalidade de reenvio em massa de notificações no modobank é essencial para manter um bom controle nas operações financeiras. Ela é especialmente útil quando há falhas na comunicação automática via API. Reenviar os dados corretamente garante que os recebimentos sejam refletidos com precisão no sistema e contribui para a boa manutenção do fluxo de caixa e da relação com seus clientes.

Etiquetas

CarteiraDeCobranca Financeiro ContasAReceber PixDePagamento APIDePagamento LogsGateway Pix Api PixAvulso ModoBank PixAvulso

Leia Também