Reenvio em massa de notificações modobank
Além da Rotina Consulta Recebimento Cobranças API Pix, também é possível verificar e atualizar o status das cobranças de forma manual. Uma dessas opções é o reenvio em massa de notificações diretamente pela Conta modobank.
Como proceder quando um pagamento não é registrado no sistema após ser efetuado no modobank?
Quando um cliente realiza um pagamento via Pix pelo modobank e o sistema não registra o recebimento, a cobrança pode permanecer com status A Receber. Esse problema, geralmente, está relacionado a falhas na comunicação entre a API Pix do modobank e o sistema.
Nestes casos, é necessário reenviar o Log de Pagamento, que permite atualizar o sistema com as informações de liquidação que não foram transmitidas corretamente. Assim, o status da cobrança reflete o pagamento efetuado, mantendo a consistência do registro financeiro e evitando duplicidades ou divergências.
Aviso!
A falha na comunicação com o sistema pode ocorrer devido a problemas com o servidor ou à ausência ou vencimento do certificado SSL configurado.
O modobank realiza até 45 tentativas de envio do Log de Pagamento para o endereço URL Callback onde o Pix foi gerado. Se houver qualquer alteração no endereço da base, os envios falharão, sendo necessário gerar um novo URL Callback na carteira de cobrança configurada no sistema.
Passo a passo - Reenvio em massa de notificação modobank
- Acesse sua Conta modobank.
- No menu, clique em QR Codes e selecione a opção Listagem.
- No canto superior direito da tela, clique em Reenvio de Webhooks.
- Informe a data inicial e data final do período desejado para o reenvio.
- Clique em Reenviar.
- Será apresentada uma tela com os detalhes das cobranças encontradas. No canto inferior direito, clique no botão Ações (ícone de flecha) para executar o reenvio do Log de Pagamento.
- Fim.
Dica!
Para que o procedimento seja mais eficiente, utilize períodos de no máximo 24 horas para o reenvio em massa das notificações.
Fluxo de processo
graph TD A[Início] --> B[Acesse sua Conta modobank] B --> C[Vá ao menu QR Codes] C --> D[Clique na opção Listagem] D --> E[Clique no botão Reenvio de Webhooks] E --> F[Preencha data inicial e final] F --> G[Clique no botão Reenviar] G --> H[Na tela de detalhamento, clique no botão Ações] H --> I[Reenvio do Log de Pagamento realizado] I --> J[Fim]
Concluído!
Após o procedimento, os Logs de Pagamento serão reenviados ao sistema e processados automaticamente, atualizando o status das cobranças para Recebido.
Considerações finais
A funcionalidade de reenvio em massa de notificações no modobank é essencial para manter um bom controle nas operações financeiras. Ela é especialmente útil quando há falhas na comunicação automática via API. Reenviar os dados corretamente garante que os recebimentos sejam refletidos com precisão no sistema e contribui para a boa manutenção do fluxo de caixa e da relação com seus clientes.
Etiquetas
CarteiraDeCobranca Financeiro ContasAReceber PixDePagamento APIDePagamento LogsGateway Pix Api PixAvulso ModoBank PixAvulso
Leia Também
- Carteira de Cobrança
- Integrações Bancárias - Carteira de Cobrança
- modobank - Pix Avulso
- Tarifas Bancárias - Gateway, API e Pix
- Comunicação com Gateway
- Configurar Pix Central do Assinante
- Como Solicitar o Pix na Central do Assinante
- Rotinas Pix
- Rotina Consulta Recebimento Cobranças API Pix
- Reenvio de Notificações modobank - Avulso