Reenvio de notificações Efí

Introdução

Além da Tarefa - Consulta de Pagamentos Efí, também há maneiras de verificar e atualizar manualmente o status das cobranças. Uma delas é o reenvio avulso de notificações por meio da Conta Efí.

Esse procedimento é recomendado quando há algum problema no envio da notificação de pagamento do gateway para o sistema. Ele permite reenviar o Log de Pagamento, integrando ao sistema as liquidações que ficaram pendentes ou apresentaram falha no envio.


Passo a passo - Reenvio avulso de notificação Efí

Antes de começar, é necessário ter o código de Autenticação, disponível no extrato detalhado (comprovante de pagamento) da transação. Esse código corresponde ao Nº da cobrança na Efí. Com essa informação em mãos, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Internet Banking da Efí: https://login.sejaefi.com.br/.
  2. Faça login em sua conta.
  3. No menu lateral esquerdo, clique em API.
  4. Em seguida, clique no botão Minhas Aplicações.
  5. No menu de Aplicações, encontre a aplicação da API e clique no botão com três pontos ao lado direito da descrição da aplicação.
  6. Escolha a opção Detalhar.
  7. Você será redirecionado para a aba Cobranças, onde estarão listadas todas as cobranças geradas pela aplicação.
  8. Use o campo Buscar por para localizar a cobrança pelo Nº da cobrança ou pelo nome do cliente. Encontre a cobrança com status pago e clique no ícone representado por uma lupa na aba Ações, identificado como Detalhar.
  9. Uma janela com os detalhes da cobrança será exibida. No canto superior direito dessa janela, clique em Reenviar notificação.
  10. Fim.

Concluído!

Após esse processo, o log gateway que contém a liquidação será reenviado para o sistema, utilizando a URL Call-back configurada na carteira. A notificação será processada em até 3 horas e o status da cobrança será atualizado para Recebido.


Fluxo de processo

graph TD
    A[Início] --> B[Acesse o Internet Banking da Efí]
    B --> C[Faça login na sua conta]
    C --> D[Clique no menu API na barra lateral]
    D --> E[Clique no botão Minhas Aplicações]
    E --> F[Localize sua aplicação de API]
    F --> G[Clique no botão com três pontos]
    G --> H[Clique em Detalhar]
    H --> I[Acesse a aba Cobranças]
    I --> J[Use o campo Buscar por para localizar a cobrança]
    J --> K[Clique no ícone Detalhar na aba Ações]
    K --> L[Na janela de visualização, clique em Reenviar notificação]
    L --> M[Fim]

Considerações finais

O reenvio manual de notificações pela Conta Efí é um recurso valioso para manter a integração financeira sem falhas. Quando a API não envia uma notificação ou ocorrem falhas no processo, esse método garante que a cobrança seja corretamente reenviada e processada pelo sistema, mantendo os dados financeiros sempre atualizados e consistentes.

Etiquetas

CarteiraDeCobranca Financeiro ContasAReceber LogsGateway Pix Api Efí PixAvulso Bolix

Leia Também