Alterar Status da Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) para Cancelado

Introdução

O cancelamento via “Alterar Venda” uma funcionalidade exclusiva para notas fiscais de serviço (NFS-e) modelo 13, com o objetivo de garantir a consistência entre os dados do sistema e os registros da prefeitura, especialmente em municípios que não permitem o cancelamento por integração.

Dica

Para consultar quais prefeituras não permitem o cancelamento de Notas Fiscais de Serviço (NFS-e) via integração, acesse o link: Cancelamento Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)

Considerações Importantes

Para alterar o status da nota fiscal para “Cancelado”, siga o fluxo abaixo:

  1. Finalize a nota fiscal no sistema;
  2. Cancele a nota fiscal no portal da prefeitura;
  3. Altere o status da venda para “Cancelado”.

Observação

Se a nota fiscal estiver com status “Aberto”, não será possível mudar para “Cancelado”.

Importante:

Esse processo não substitui o cancelamento oficial junto à prefeitura. O status no sistema deve refletir apenas uma ação já concluída externamente.

Passo a Passo: Alterar Status da Nota Fiscal de Serviço para Cancelado

  1. Acesse o menu Sistema > Saídas > Vendas;
  2. Selecione a NF que desejada e clique em “Alterar”;
  3. Selecione a opção “Venda” e preencha os campos:
    • Alterar status: Selecione a opção “Cancelado”;
    • Número da NFS-e: Informe a numeração da nota fiscal;
    • Código de verificação: Informe o código de verificação da nota fiscal;
  4. Após preencher os campos, clique em “Salvar”.

Observação

As informações do Número da NFS-e e do Código de Verificação devem ser consultadas no PDF da nota fiscal emitida no site da sua prefeitura.

Atenção

Antes de alterar o status para “Cancelado”, revise todas as informações, incluindo os tributos. É fundamental que os dados preenchidos estejam exatamente conforme os informados na Nota Fiscal cancelada.

Considerações Finais

A alteração do status da NFS-e para cancelado é um procedimento que requer atenção aos detalhes e precisão nas informações. É fundamental manter os registros atualizados e alinhados com a documentação fiscal da prefeitura para evitar inconsistências futuras e possíveis problemas fiscais.

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