Formulário Cliente

Introdução

O formulário de cadastro de cliente é fundamental para a coleta e gestão de informações dos clientes, assegurando que a empresa possa proporcionar um atendimento eficiente e personalizado.

Acesso ao Formulário

Caminho: Menu Sistema > Cadastros > Clientes

Estrutura do Formulário

O formulário de Cadastro de Cliente está organizado em várias abas, cada uma focada em aspectos específicos das informações do cliente.

Aba e Campos Disponíveis

1. Aba Cliente

Informações principais do cliente, como nome, CPF/CNPJ, data de nascimento, etc;

Campos Disponíveis Aba Cliente
CampoDescrição
CampoDescrição
IDIdentificação única do cliente no sistema. Campo preenchido automaticamente pelo Sistema.
AtivoDefine se o cadastros está Ativo (Sim) ou (Não).
Tipo clientePermite realizar selecionar a Categoria do cliente.
Tipo de cliente - fiscalDefine o tipo fiscal do cliente (Exemplo: Comercial, Residencial).
Observação: Esta informação será transportada e validada em arquivos fiscais, dependendo do tipo de movimentação. (Exemplo: arquivos mestre e destinatário de notas 21).
Tipo pessoaDefine o Tipo do cliente (Física, Jurídica ou Estrangeiro).
Razão social/nomeNome ou razão social do cliente.
Observação: Algumas integrações bancárias podem retornar erro se o campo estiver com caracteres excedentes. Informar no máximo 40 caracteres. Se atentar também aos caracteres especiais, que podem impactar com a comunicação da NF 13.
Nome fantasiaNome fantasia utilizado pelo cliente.
CNPJ/CPFDocumento de identificação do cliente (CNPJ para empresas e CPF para pessoas físicas).
IE/RGInscrição Estadual ou Registro de Identidade. Para pessoas jurídicas, é necessário informar o código de inscrição estadual ou marcar como ISENTO (em caixa alta) caso não seja contribuinte.
Observação: O campo é obrigatório quando o campo “Tipo de Pessoa” estiver definido como “Jurídica” e o campo “Contribuinte ICMS” estiver marcado como “Sim”.
Contribuinte ICMSIndica se o cliente é contribuinte de ICMS.
Observação: Se o cliente for pessoa jurídica e não for isenta esse campo precisa ser marcado como “SIM” e inserido a numeração da inscrição estadual no campo IE/RG
RG órgão emissorÓrgão responsável pela emissão do RG.
NacionalidadeNacionalidade do cliente.
NaturalidadeCampos para selecionar a cidade em que o cliente nasceu ou informação que conta em seu documento de registro.
Estado de nascimentoCampo preenchido automaticamente de acordo com a Naturalidade.
Data de nascimentoData de nascimento do cliente.
SexoGênero do cliente (Feminino ou Masculino).
ProfissãoProfissão do cliente.
Estado civilEstado civil do cliente (Exemplo: Solteiro, Casado).
Inscrição municipalNúmero da inscrição municipal do cliente.
Inscrição na SUFRAMANúmero da inscrição na SUFRAMA, se aplicável.
Observação: Código de registro SUFRAMA, para empresas localizadas na Zona Franca de Manaus, ou em área de livre comércio. (Exemplo: Ao gerar uma NF-e para cliente que possua benefícios tributários, como isenção de IPI, é necessário informar esta inscrição.)
Tipo de assinanteCategoria do assinante (Exemplo: Residencial, Pessoa Física).
Observação: Esta informação será transportada e validada em arquivos fiscais, dependendo do tipo de movimentação. (Exemplo: arquivos mestre, e destinatário de notas 21.
FilialFilial à qual o cliente está vinculado.
Validar filialSe SIM, o cliente è mostrado apenas para os usuários da filial selecionada no campo Filial. Se NÃO é mostrado para todos os usuários, independente da filial de origem.
ID ExternoCampo para integração com sistemas externos.
Data cadastroData em que o cliente foi cadastrado no sistema. Preenchido automaticamente pelo Sistema.
Negativação ativaO campo mostra o status do cadastro. SEM STATUS: não há histórico de negativação. SIM: há uma negativação ativa. NÃO: a negativação foi baixada.
Grau de satisfaçãoGrau de satisfação do cliente (Exemplo: Nada satisfeito, Pouco satisfeito).

2. Aba Endereço

Detalhes de endereço, incluindo rua, número, complemento, bairro, cidade, estado, e CEP;

Campos Disponíveis Aba Endereço
CampoDescrição
CondomínioCampo para selecionar o condomínio, se aplicável.
BlocoIdentificação do bloco dentro do condomínio, se aplicável.
ApartamentoNúmero do apartamento, se aplicável.
CEPCódigo de Endereçamento Postal. Com botão para Validação.
CIFEspécie de CPF para pessoas com endereço no Paraguai.
EndereçoNome da rua ou avenida.
Observação:  Caracteres especiais podem impactar na integridade e comunicação da NF 13, portanto, é fundamental evitá-los sempre que possível.
NúmeroNúmero do imóvel.
ComplementoComplemento do endereço (Exemplo: Apto, Sala).
BairroBairro onde o imóvel está localizado.
CidadeCidade onde o imóvel está localizado.
ReferênciaPonto de referência próximo ao imóvel.
MoradiaIndica se a moradia é própria ou alugada.
Tipo de localidadeIndica se a localidade é zona rural ou urbana.
LatitudeLatitude do imóvel.
LongitudeLongitude do imóvel.
CEP cobrançaCódigo de Endereçamento Postal do endereço de cobrança. Com botão para Validação.
Endereço cobrançaNome da rua ou avenida do endereço de cobrança.
Número cobrançaNúmero do imóvel do endereço de cobrança.
Bairro cobrançaBairro do endereço de cobrança.
Cidade cobrançaCidade do endereço de cobrança.
Complemento cobrançaComplemento do endereço de cobrança.
Referência cobrançaPonto de referência próximo ao endereço de cobrança.

3. Aba Contato

Informações de contatos do cliente para registro e para envio de mensagens. As informações dos campos de Telefone celular e E-mail principal no Cadastro do Cliente são utilizadas para determinar os disparos efetuados através de integrações de E-mail SMTP, Gateway SMS e Integração Omnichannel - Opa! Suite.

4. Aba CRM

A aba CRM se relaciona com a funcionalidade de CRM, onde são registradas e acompanhadas todas as interações com o cliente, definidas a partir do parâmetro Parâmetro - Considera na cobrança automatizada;

5. Aba Outros

Campo para informações adicionais variadas que não se encaixam nas outras categorias;

6. Aba Inf.

Informações complementares relacionadas ao cliente que podem incluir observações e histórico;

7. Aba Contratos

Contratos Registro dos contratos vinculado ao cliente;

8. Aba Financeiro

Registros dos boletos emitidos para o cliente, incluindo tanto os boletos recorrentes quanto os avulsos;

9. Aba Atendimentos

Registro de atendimentos realizados para o cliente, históricos de suporte ou serviços prestados;

10. Aba O.S.

Ordens de serviço cadastradas, relacionando serviços prestados, datas e responsáveis;

11. Aba Vendas - Cliente

Vendas Gestão de vendas emitidas para o cliente, contendo as vendas relacionadas ao financeiros e notas fiscais;

12. Aba Contatos

Gestão de contatos associados ao cliente, podendo incluir representantes, atendentes, entre outros;

13. Aba Negociações

História de negociações, propostas e acordos realizados com o cliente;

14. Aba Agenda - Cliente

Programação de compromissos, reuniões e eventos agendados com o cliente, podendo ter integração com o Google Calendar;

15. Aba Arquivos - Cliente

Armazenamento e gerenciamento de documentos importantes relacionados ao cliente;

16. Aba E-mails enviados - Cliente

Registro de e-mails enviados ao cliente ao longo do relacionamento comercial. São apresentados os conteúdos, datas, responsáveis de envio e outros dados correspondentes ao envio do e-mail ao cliente;

17. Aba SMS enviados - Cliente

Registro de SMS já enviados ao cliente ao longo do relacionamento comercial. São apresentados com dados de data de envio, se sucesso ou falha e conteúdo da mensagem;

18. Aba Ref.

Registro de referências relevantes relacionadas ao cliente;

19. Aba Observações

Campo para quaisquer observações adicionais sobre o cliente;

20. Aba Histórico

Histórico detalhado das interações e transações com o cliente;

21. Aba Bens

Registro de bens associados ao cliente;

22. Aba Bancos

Informações bancárias do cliente;

Funcionalidades Principais

O formulário de Cadastro de Cliente oferece diversas funcionalidades para facilitar o gerenciamento e a interação com os clientes:

Integrações com outros Módulos

O Cadastro de Clientes está integrado com diversos outros módulos do Sistema IXC Soft, permitindo uma gestão holística das informações e interações com o cliente:

O preenchimento correto e completo do formulário de cadastro de cliente é fundamental para garantir a qualidade dos dados no sistema e proporcionar um atendimento eficiente. Certifique-se de seguir todas as orientações e validar as informações antes de finalizar o cadastro.

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