Formulário Tipo de Documento

Introdução

O formulário de Tipo de Documento no Sistema é uma ferramenta essencial para configurar e gerenciar diferentes tipos de documentos utilizados nas operações da empresa. Este formulário permite definir como os dados serão tratados no sistema, incluindo aspectos fiscais, financeiros, de estoque e contábeis.

Acesso ao Formulário

Caminho: Menu Configurações Configurações Documentos Tipo documento

Finalidade do Tipo de Documento

O tipo de documento no sistema serve como uma classificação essencial que define como diferentes transações e movimentações serão tratadas, registradas e processadas. Sua finalidade principal é estabelecer parâmetros específicos para cada tipo de operação realizada para a emissão de documentos de Saídas e Entradas.

Estrutura do Formulário

O formulário de Tipo de Documento está organizado em várias abas, cada uma focada em um aspecto específico da configuração de movimentações de entrada ou saídas no sistema.

Aba Geral

A aba “Geral” centraliza as informações básicas e essenciais para a configuração do tipo de documento, como a finalidade da operação, além de parâmetros que definem os critérios a serem aplicados nas movimentações.

Campos Disponíveis

CampoDescrição
IDCampo preenchido automaticamente. Identificação única do documento. (Não Editável)
CódigoCódigo aleatório do documento, utilizado para diferenciar os registros.

Observação: O código é um controle interno do sistema e não é aplicados nas movimentações.
Tipo documentoDescrição de identificação do registro.
TipoDefine o tipo de operação que será utilizado o registros.

Opções Disponíveis:
- Entrada: Utilizado para movimentações de Entrada.
- Saída: Utilizado para movimentações de Saída.
Gera financeiroEspecifica se o documento gera registros financeiros.

Opções Disponíveis:
- Sim: Quando selecionado, será gerado financeiro nas movimentações.
- Não: Quando selecionado, não será gerado financeiro.
Gera gerencialDefine se a operação realizará a contabilização e lançamentos nas contas contábeis analíticas vinculadas ao subgrupo do produto, fornecedor.

Opções Disponíveis:
- Sim: Quando selecionado, é realizado a contabilização.
- Não: Quando selecionado, não é realizado a contabilização.
Gera fiscalDefine se será gerado nota fiscal nas movimentações.

Opções Disponíveis:
- Sim: Quando selecionado, será gerada a nota fiscal, sendo necessário preencher as informações na aba “Fiscal”.
- Não: Quando selecionado, não será gerada a nota fiscal.
Atualiza estoqueIndica se o documento irá o atualizar o estoque na movimentação.

Opções Disponíveis:
- Sim: Quando selecionado, o saldo do produto é movimentado.
- Não: Quando selecionado, o estoque não é atualizado.
Modelo impressão notaCampo destinado a informar o modelo de impressão do RPS que será aplicado nas notas fiscais de Débito.

Observação: Este campo deve ser preenchido apenas quando o tipo de documento for utilizado em notas fiscais de Débito (SVA).
FilialO campo define a filial que será aplicada na emissão das movimentações.

Observação: Quando preenchida, será respeitada em primeira ordem na Geração de Notas em Lote.
Última atualizaçãoTempo da última atualização do registro. (Não Editável)

Aba Fiscal

A aba “Fiscal” é destinada a configurações e parâmetros que serão aplicados na emissão das notas fiscais.

Campos Disponíveis

CampoDescrição
Tipo de tributaçãoEste campo define o tipo de tributação aplicável aos produtos ou serviços registrados na nota fiscal.

Opções disponíveis:
- ICMS: Utilizado para produtos sujeitos à tributação sobre a circulação de mercadorias e a prestação de determinados serviços. Aplica-se às notas fiscais dos modelos 21, 22, 55, 65 e 62.
- ISSQN: Aplicável exclusivamente a serviços tributáveis, utilizado no modelo de nota fiscal, modelo 13.
- Não tributado: Aplicado exclusivamente para produtos que não tributam ICMS e nem ISSQN.
Modelo da nota fiscalCampo destinado a informar o modelo que será aplicado nas notas fiscais.

Observação: Este campo só é habilitado quando a opção “Gera Fiscal” estiver definida como “Sim”.
Série da nota fiscalCampo destinado a informar o série que será aplicado nas notas fiscais.

Observação: Este campo só é habilitado quando a opção “Gera Fiscal” estiver definida como “Sim”.
Finalidade de emissãoCampo destinado a definir a finalidade da emissão das notas fiscais eletrônicas dos modelos 55, 62 e 65. O campo é dinâmico e é habilitado de acordo com o modelo de nota fiscal definido no campo “Modelo”.

Opções disponíveis:

Quando utilizado a informação “62” no campo “Modelo”:

- NFCom Normal: Utilizada para emissões regulares de notas fiscais de comunicação, representando operações padrão de prestação de serviço.
- NFCom de Substituição: Aplicada quando é necessário substituir uma NFCom anterior que contenha erros ou informações incorretas.
- NFCom de Ajuste de débito: Utilizada para realizar ajustes ou acréscimos de valores referentes a débitos identificados após a emissão original.

Quando utilizado a informação “55” ou “65” no campo “Modelo”:

- NF-e normal: Emissão padrão utilizada para operações de venda.
- NF-e complementar: Utilizada para complementar valores ou informações não declaradas na nota fiscal original.
- NF-e de ajuste: Aplicada em situações de correção de valores, créditos ou débitos sem vínculo direto com uma operação específica.
- Devolução/Retorno: Utilizada para registrar a devolução de mercadorias ou o retorno de produtos ao emitente.
- Nota de crédito: Utilizada para registrar uma redução no valor do imposto devido pelo emitente, refletindo um aumento correspondente no imposto devido pelo destinatário.
- Nota de débito: Utilizada para registrar um aumento no valor do imposto devido pelo emitente, resultando em uma redução correspondente no imposto devido pelo destinatário.

Observação: O campo só é habilitado quando o campo “Modelo” é preenchido com as opções 62, 55 ou 65.
Tipo de Nota CréditoCampo para informar o motivo da geração da Nota Fiscal com finalidade de Nota de crédito.

Opções disponíveis:
- Apropriação de crédito presumido de IBS sobre o saldo devedor na ZFM (art. 450, § 1º, LC 214/25)
- Multa e juros
- Redução de valores
- Retorno por recusa na entrega ou por não localização do destinatário na tentativa de entrega
- Transferência de crédito na sucessão

Observação: O campo só é habilitado e obrigatório quando a “Finalidade de emissão” é definida como “Nota de crédito”.
Tipo de Nota DébitoCampo para informar o motivo da geração da Nota Fiscal com finalidade de Nota de débito.

Opções disponíveis:
- Anulação de Crédito por Saídas Imunes/Isentas
- Débitos de notas fiscais não processadas na apuração
- Desenquadramento do SN
- Multa e juros
- Pagamento antecipado
- Perda em estoque
- Transferência de crédito de sucessão
- Transferência de créditos para Cooperativas

Observação: O campo só é habilitado e obrigatório quando a “Finalidade de emissão” é definida como “Nota de débito”.
CFOP dentro do estadoCampo destinado a informar o código do CFOP que será utilizado nas movimentações dentro do estado, ou seja, quando a nota fiscal for emitida para um cliente localizado no mesmo estado da filial utilizada para emitir a nota fiscal.

Observação: O código CFOP irá definir a natureza da operação e finalidade das notas fiscais.
CFOP fora do estadoCampo destinado a informar o código do CFOP que será utilizado nas movimentações fora do estado, ou seja, quando a nota fiscal for emitida para um cliente localizado em um estado diferente da filial utilizada para emitir a nota fiscal.

Observação: O código CFOP irá definir a natureza da operação e finalidade das notas fiscais.
Tipo de operaçãoDefine o indicador de presença do comprador no estabelecimento comercial no momento da operação. Essa informação é utilizada para determinar o tipo de atendimento realizado na venda e é aplicada na montagem da tag<indPres> no XML das Notas Fiscais eletrônicas.

Opções disponíveis:
- 0 = Não se aplica;
- 1 = Presencial;
- 2 = pela internet;
- 3 = Teleatendimento;
- 4 = NFC-e com entrega a domicílio;
- 5 = Operação presencial, fora do estabelecimento;
- 9 = Outros - não presencial;

Observação: O número indicado em cada opção representa o valor que será aplicado no arquivo XML da Nota Fiscal Eletrônica, dentro da tag <indPres>.
De olho no imposto (NF)Define se deve exibir informações detalhadas de impostos na NF.
Descrição do produto NF-eConfigura se a descrição do produto aplicado nas notas fiscais é baseada no cadastro do produto ou no movimento do produto.
Descrição do produto nos arquivos fiscaisConfigura se a descrição do produto aplicado nos arquivos fiscais é baseada no cadastro do produto ou no movimento do produto.
Regime tributárioDefine o regime tributário aplicável na nota fiscal.
NF-e de importaçãoDefine se a finalidade da emissão da nota fiscal é de Importação.

Observação: Este campo deve ser utilizado com a opção “Sim” apenas quando o tipo de documento for utilizado na emissão da Nota Fiscal de Importação.
Converter tributação de entrada XMLAtualmente o campo não possui validação. (Em desenvolvimento)
Acrescenta valor do freteDefine se deve acrescentar o valor do frete na base de cálculo do ICMS.

Observação: Caso esteja marcado como Sim, o valor do frete será incluso ao valor de base de cálculo do ICMS.
Acrescenta valor de outras despesasDefine se deve acrescentar outras despesas na base de cálculo do ICMS.

Observação: Caso esteja marcado como “Sim”, o valor de outras despesas será incluso ao valor de base de cálculo do ICMS.
Acrescenta valor do frete PIS e COFINSDefine se deve acrescentar o valor do frete na base de cálculo do PIS e COFINS.
Acrescenta valor de outros valores PIS e COFINSDefine se deve acrescentar outras despesas na base de cálculo do PIS e COFINS.
Código da base de cálculo do créditoDefine qual código da base de cálculo dos créditos apurados no período será aplicado no arquivo SPED Contribuições para as operações geradoras de crédito.
Gera serviçosDefine se a Nota fiscal irá considerar os produtos do tipo serviços.

Opções disponíveis:
- Sim: Quando selecionado, o produto que tiver definido como “Serviço” será considerado na geração da nota fiscal.
- Não: Quando selecionado, o produto que tiver definido como “Serviço” não será considerado na geração da nota fiscal.

Observação: Aplicado apenas nas rotinas de geração de nota fiscal, não aplicado na geração do financeiro.
Gera mercadoriaDefine se a Nota fiscal irá considerar os produtos do tipo mercadorias.

Opções disponíveis:
- Sim: Quando selecionado, o produto que tiver definido como “mercadoria” no cadastro do produto será considerado na geração da nota fiscal.
- Não: Quando selecionado, o produto que tiver definido como “mercadoria” no cadastro do produto não será considerado na geração da nota fiscal.

Observação: Aplicado apenas nas rotinas de geração de nota fiscal, não aplicado na geração do financeiro.
Gera SVADefine se a Nota fiscal irá considerar os produtos do tipo SVA.

Opções disponíveis:
- Sim: Quando selecionado, o produto que tiver definido como “SVA” será considerado na geração da nota fiscal.
- Não: Quando selecionado, o produto que tiver definido como “SVA” não será considerado na geração da nota fiscal.

Observação: Aplicado apenas nas rotinas de geração de nota fiscal, não aplicado na geração do financeiro.
Gera SMPDefine se a Nota fiscal irá considerar os produtos do tipo SMP.

Opções disponíveis:
- Sim: Quando selecionado, o produto que tiver definido como “SMP” será considerado na geração da nota fiscal.
- Não: Quando selecionado, o produto que tiver definido como “SMP” não será considerado na geração da nota fiscal.

Observação: Aplicado apenas nas rotinas de geração de nota fiscal, não aplicado na geração do financeiro.
Gera F100Define se as notas fiscais emitidas com o tipo de documento serão informada no arquivo SPED Fiscal.

Observação: Ao marcar esse parâmetro como “Sim”, o sistema irá montar o bloco F100 com base nas notas personalizadas, lançamentos manuais e receitas financeiras que sejam do tipo débito e que não envolvam ou possuem documento fiscal. Não entra no registro F100 as notas fiscais do bloco A, C e D.
Acata descrição do tipo de doc.Define se a descrição do tipo de documento é acatada conforme configuração prévia.

Observação: Marcado como “Sim”, ao imprimir o documento, será impresso com a descrição do tipo de documento.
Natureza operaçãoDescreve a natureza da operação realizada.
Informação adicional complementar da NFCampo para informações adicionais complementares na nota fiscal.

Observação: Essa informação servirá como complemento as informações adicionais já descritas no contrato do cliente e também as informações adicionais da filial. Limite total de informações para impressão da nota é de 1500 caracteres ou 24 linhas.

Dica

Para consultar o conceito do campo “Tipo de Tributação”, acesse o seguinte link: Tipo de Tributação - Conceitos e Informações Importantes

Atenção

A emissão de notas fiscais com finalidade de débito ou crédito somente é permitida por meio da venda avulsa, acessando o caminho: Menu Sistema > Saída > Venda.

Aba Entrada

A aba de entrada é utilizada para configurar especificações de documentos relativos à entrada de mercadorias ou serviços.

Campos Disponíveis

CampoDescrição
Atualiza custo médioDefine se o custo médio dos produtos será atualizado com base nas entradas.

Opções Disponíveis: Sim ou Não.
Emite NF-e de entradaDefine se a entrada irá gerar Nota Fiscal eletrônica (NF-e).

Opções Disponíveis:
- Sim: Ao selecionar a opções, será emitida a nota fiscal do tipo entrada.
- Não: Ao selecionar a opção, não irá gerar nota fiscal.
Máscara para quantidade (entrada)Especifica o número de casas decimais para a quantidade nas operações de entrada.

Observação: É o numero de casas decimais após a virgula.
Máscara para valor unitário (entrada)Especifica o número de casas decimais para o valor unitário nas operações de entrada.

Observação: É o numero de casas decimais após a virgula.
Tipo de rateio frete entradaDefine o critério de rateio do valor do frete entre os itens da entrada.

Opções Disponíveis:
- Quantidade: Quando selecionado, o rateio irá considerar o seguinte calculo: Valor do frete / pela quantidade de produto.
- Peso: Quando selecionado, o rateio irá considerar o seguinte calculo: Valor do frete / peso dos produtos.
- Valor: Quando selecionado, o rateio irá considerar o seguinte calculo: Valor do frete / valor do produto.

Aba Saída

Esta aba é usada para configurar os detalhes dos documentos de saída, ou seja, documentos que dizem respeito à venda de mercadorias ou prestação de serviços.

Campos Disponíveis

CampoDescrição
Máscara para quantidade (saída)Especifica o número de casas decimais para a quantidade nas operações de saída.

Observação: Número de casas decimais após a virgula.
Máscara para valor unitário (saída)Especifica o número de casas decimais para o valor unitário nas operações de saída.

Observação: Número de casas decimais após a virgula.

Aba Contratos

Esta aba é destinada à configuração quando o tipo de documento gera, financeiro ou fiscal, se os descontos e serviços adicionais do contrato serão considerados.

Campos Disponíveis

CampoDescrição
Incluir descontos e serviços adicionais no financeiro e fiscalDefine se os descontos e serviços adicionais devem ser incluídos nos registros financeiros e fiscais.

Observação: Marcando como “Sim” tanto os descontos adicionais quanto os serviços adicionais serão contabilizados no financeiro e no fiscal.

Aba Financeiro

A aba financeira permite configurar se o tipo de documento irá gerar financeiro liberado quando as notas forem do modelo (55,65 e 13).

Campos Disponíveis

CampoDescrição
Gerar financeiro liberadoDefine se os registros financeiros serão gerados junto ao documento.

Observação: Se marcado com “Sim” sempre vai gerar o contas a receber liberado, mesmo que haja diferença nos valores da venda ou que não esteja finalizada. Não é permitido gerar financeiro adjunto as notas modelo 55, 65 e 13 devido ter comunicação e validação direta.

Aba Estoque

A aba “Estoque” permite define parâmetros específicos que serão aplicados na operações de estoque e patrimônio.

Campos Disponíveis

CampoDescrição
Almoxarifado padrãoDefine o almoxarifado padrão onde as operações de estoque serão registradas.
Ajustar patrimônioIndica se deve ajustar a diferença de saldo e etiqueta patrimonial automaticamente.

Observação: Ao marcar como “Sim”, será possível realizar o ajuste de diferença entre saldo e etiqueta patrimonial. Para tanto, é necessário observar a dica abaixo.

Observação

Para utilizar a configuração do campo Ajustar patrimônio como “Sim”, é necessário seguir as definições na aba Geral:

  • Atualiza estoque deve estar marcado como “Sim”.
  • Gera financeiro deve estar marcado como “Não”.
  • Gera fiscal deve estar marcado como “Não”.

Aba Impostos

A aba de impostos é utilizada para configurar detalhes sobre a tributação de documentos, incluindo retenções de tipos dos tributos, alíquotas, entre outros.

Campos Disponíveis

CampoDescrição
PISDefine se haverá retenção de PIS na fonte.
COFINSDefine se haverá retenção de COFINS na fonte.
CSLLDefine se haverá retenção de CSLL na fonte.
IRRFDefine se haverá retenção de IRRF na fonte.

Observação: Ao configurar para reter IRRF no tipo de documento, também é necessário marcar para reter IRRF no cadastro do cliente, evitando inconsistência na contabilidade.
INSSDefine se haverá retenção de INSS na fonte.
ISSDefine se haverá retenção de ISS na fonte.
PIS Situação tributáriaSituação tributária do PIS para a operação.

Observação: Quando este tipo de documento for utilizado o sistema irá utilizar esta situação tributária como padrão, desconsiderando a situação tributária existente no cliente e no produto.
COFINS Situação tributáriaSituação tributária do COFINS para a operação.

Observação: Quando este tipo de documento for utilizado o sistema irá utilizar esta situação tributária como padrão, desconsiderando a situação tributária existente no cliente e no produto.

Atenção

A retenção de INSS só irá ser aplicado se as três rotinas estiverem preenchidas: Classificação Tributária, Tipo de Documento e Cadastro Cliente.

Observação

Se marcado, os impostos retidos serão descontados na nota fiscal e no financeiro, quando gerados juntos. Se o financeiro for gerado separado, a retenção deve ser configurada no cadastro do cliente. Se desmarcado, a nota fiscal irá conter o valor total, sem retenções, e apenas o boleto pode ter a retenção destacada.

Aba Contabilização

A aba “Contabilização” permite realizar a configuração que será aplicada na contabilização de emissão e cancelamento de boletos, alem de definir o regime de contabilização aplicados nas saídas.

Campos Disponíveis

CampoDescrição
Grade de contabilização emissãoDefine uma grade contábil para emissão, o sistema passará a contabilizar o documento conforme os atributos personalizados na grade.
Grade de contabilização cancelamento de boletosAo configurar uma grade para esse item, ao cancelar um boleto vinculado a este, será contabilizado o cancelamento conforme configuração dos atributos desta grade.

Observação: Somente quando cancelar boletos ou contratos(pois cancela os boletos ao cancelar contratos.
Regime contabilizaçãoDefine o regime de contabilização adotado para a saída.

Principais finalidades:

  1. Controle de Estoque: Define se um documento atualiza ou não o estoque.
  2. Define Finalidade do Documento: Determina se é uma entrada ou saída de mercadoria.
  3. Geração de Registros Fiscais: Indica se o documento gera obrigações fiscais.
  4. Contabilização: Define as contas contábeis que serão movimentadas.
  5. Controle Financeiro: Indica se o documento gera movimentações financeiras (contas a pagar/receber).
  6. Relatórios e Análises: Permite a categorização de transações para fins de relatórios gerenciais.
  7. Automatização de Processos: Define fluxos de trabalho específicos para cada tipo de documento
  8. Diferenciação de Operações: Permite distinguir entre diferentes tipos de operações (Exemplo: venda, devolução, transferência).
  9. Parametrização de Impostos: Associa regras de tributação específicas a cada tipo de documento.

Conceitos Importantes

Validação do Tipo de Tributação

Ao realizar a emissão da nota fiscal, é realizado a validação entre a informação do tipo de tributação do Cadastro do produtos Classificação tributaria Tipo de documento.

A validação considera os seguintes conceitos:

  • O cadastro do produto, a classificação tributária e o tipo de documento devem corresponder ao mesmo tipo de tributação.
    • Exemplo: Se o produto possui tipo de tributação ICMS, tanto a classificação tributária quanto o tipo de documento devem estar configurados como ICMS.
  • Caso seja identificada divergência entre essas três informações, a nota fiscal não será gerada e será exibida a mensagem de erro: Aviso: Tipo de tributação da Classificação Fiscal diferente do Tipo de Tributação do Tipo de Documento e do Cadastro de Produto
  • A venda somente poderá ser concluída quando houver alinhamento entre os três cadastros:
    • Cadastro do Produto - Caminho: Menu Sistema Cadastros Produtos Aba Planejamento
    • Classificação Tributária - Caminho: Menu Sistema Fiscal Classificação tributária
    • Tipo de Documento - Caminho - Menu Configurações Configurações documentos

Módulos e Integrações

Considerações Finais

A configuração adequada dos tipos de documentos é essencial para o funcionamento correto do sistema. Certifique-se de revisar todas as configurações e, ao emitir notas fiscais, verifique as informações com o seu contador.

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